Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2009

cri$e & con$umi$mo acelerado...

Por mais que seja boas vibrações... era de se esperar esta crise mundial,abaixo eu escrevo o que eu vejo desta crise e claro olhando o lado bom de tudo isto....

Primeiramente vamos analisar os fatos.
O crédito fácil e os juros baixos estimulou o consumo exagerado.
E com estes estímulos o consumo teve um grande aumento, por um lado isto é maravilhoso, pois gira a economia e as coisas acontecem, como:
• Pessoas estudam;
• São contratadas;
• Empresas investem e compram de outras empresas que contratam mais vendedores;
• Aumentam à produção;
• Pessoas sobem de cargos e salários são aumentados
• Mais um ciclo de aumentado o consumo;
• Pessoas fora do mercado agora estão dentro e agora pode adquirir novos bens.
• Etc...
Este é o lado positivo do consumo.
Mas com o consumo acelerado principalmente nos EUA, o país mais consumista do mundo, o fluxo de caixa de muita gente estourou.
Quero dizer que uma pessoa que receberia U$ 3.000,00, tem U$ 5.000,00 de contas a pagar e isto também nos próximos meses.
Desta forma algumas contas e o consumo desnecessário deveriam ser sacrificados. E isto aconteceu com muita gente.
Aconteceu tanto que muita com sua renda comprometida, foi demitida comprometendo ainda renda de outras pessoas, em efeito cadeia.
Importante salientar que isto já era previsto por muitos economistas, que nada mais é que uma gestão não sustentável. Pensaram muito em curto prazo e esqueceram o longo prazo.
E hoje muitas empresas estão demitindo e com razão, pois se não demitirem agora, pode chegar a hora que nem demitir a empresa terá condições.
Muitas empresas investiram em maquinas, aumentaram a área industrial, pesando que as vendas continuariam a todo vapor.
Mas com a queda na demanda, agora estão com mais da metade de se suas máquinas paradas, metade dos funcionários na rua e com prestações de suas maquinas paradas para pagar. É difícil, mas é uma realidade.
O empresário não quer mandar funcionários embora, como muitas vezes pensa o sindicato, pelo contrario querem contratar, mas senão existe demanda não existe trabalho. O empresário está atento ao mercado e sabe que para ser competitivo precisa investir e foi o que fez na época de vacas gordas e agora seu investimento esta ocioso.
Para sair da crise temos que trabalhar de forma sustentável e a longo prazo. Não podemos estimular pessoas que estão consumindo em seu limite, consumam mais. Temos que dar oportunidade de crescimento para pessoas que não consomem, tenham condições de consumir.
E o que eu quero dizer com isto?
Quero dizer que temos que investir onde ha maior pobreza.
Todos os paises podem fazer isto dentro de seu país e os países unidos poderão ajudar outros países a consumir.
Entre nos link´s abaixo e veja a posição dos países com relação ao PIB.
http://www.ipib.com.br/paises/rank_pais....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista...

Em todos os casos, o objetivo é uma redução drástica do consumo, elevado a consumismo e transformado em dogma pela assim chamada civilização contemporânea. E um aumento do tempo disponível para coisas mais valiosas, como conviver com familiares e amigos, ouvir música, contemplar a paisasgem - entre outras coisas que os economistas não valorizam nada
Chegou a hora de repensar padrões de comportamento de consumo. Chegou a hora de refletir sobre os exageros do materialismo, da especulação financeira e da ganância inconsequente. Chegou a hora de buscarmos por um novo modelo econômico de respeito pelas pessoas do mundo, independente de cor, etnia, credo e religião, baseado nos valores humanos que são universais; pelo respeito ao meio ambiente e pelo legado para as gerações futuras. Chegou a hora de termos a plena consciência que todos os seres animados e inanimados fazem parte de uma só Vida. Que essa Vida é próprio Deus. Chegou a hora de implantarmos um novo modelo sustentado pela ESPIRITUALIDADE.