Páginas

domingo, 10 de agosto de 2008

ALICERCE...


E por falar em casamento,eu acredito... apesar de tudo,principalmente quando quase todas as minhas amigas estão separadas... eu até já me senti uma estranha no ninho por ser a única casada.
Mais lembrando da minha infância eu tive um pai e uma Mãe que me passou uma idéia de casamento muito boa, que as mulheres tinham que casar para serem "felizes".
felicidade esta que desde pequena eu indagava e que veio mais a tona quando entrei na faculdade de história ,quando li e reli a origem da família propriedade privada e o casamento, que resumindo fala das três formas principais de matrimônio, que correspondem aos três estágios da evolução humana:

Estagio selvagem – matrimônio por grupos

Barbárie – matrimônio sindiásmico

Civilização – Matrimônio monogâmico

O matrimônio começou a depender inteiramente de condições econômicas ,quando os interesses de transmissão de riquezas por herança fizeram nascer a preponderância do direito paterno e da monogâmia e quando a propriedade privada se sobrepôs à propriedade coletiva.


Eu estava mais para aquela personagem do filme o sorriso de Mona Lisa, com Júlia Roberts onde a atriz interpreta a professora de história da arte,considerada liberal para época fazendo uma revolução na mente das alunas,lutando para incutir um ideal libertário e de vanguarda desejando retirar delas o fardo de serem preparadas para o casamento.
Mais eis que chega o AMOR...,amor que vai além de tudo...que você não explica,vem de mansinho e vai lhe dominando eu tranquei até faculdade para me casar e casar para morar no interior que nâo era aquele interiorzinho civilizado Não... era interior brabo que não tinha pizza,cinema,shoping livrarias,faculdades... só tinha uma pracinha uma feira e uma igreja...
Mais quem disse que este amor me deixou ser submissa arregacei as mangas e levei para aquela cidade o que eu mais gostava que era dançar...polainas coloridas e all that jazz... coberto com ginásticas fiz grandes amigas ,grandes alunas e fui de cidade em cidade levando o meu trabalho de professora de danças (o meu circo)
e o meu marido, claro achava muito bom ,porque nós somo diferentes,( é aí onde está o borogodó) enquanto eu sou elétrica e mexo ,danço ,ele è mais calmo mais ligado aos números ou seja a união perfeita de uma professora de ginástica e dança com um engenheiro eletrônico onde eu me sentia e ainda sinto até hoje apôio dele na minha profissão, aì está uma diferença que deu certo, eu continuei na minha profissão sendo apoiada atè hoje com confiança,amizade,companheirismo,solidariedade... e diferenças que foram aprendidas respeitadas,com altos e baixos(lembrei agora de um texto sôbre o casamento onde um sábio mandou que o casal de uma grande aldeia antes de casar, amarrasse dois passáros livres e belos pelas patas ficando amarrado por um Mês,para ver como eles ficariam depois de um tempo... os dois passáros começaram a se bicar e morreram)
Assim é o casamento é o respeito á individualidade do outro a liberdade, aceitar
as diferenças, não é esperar que o outro lhe faça feliz e sim ser feliz para o outro lhe amar e gostar de você pelo que você é.
Quando um casamento termina a culpa nâo é da sociedade,do mundo , dos filhos... a culpa é dos dois porque respeito é bom e nós gostamos...
Eu passo para as minhas filhas que elas devem primeiro: se amar, se gostar, estudar, trabalhar, é esta a maior herança que eu posso deixar para as minhas filhas porque ninguém rouba a dignidade a profissão ,o conhecimento e a auto estima de uma mulher ela estando bem ela vai conseguir um companheiro que acrescente,que some,multiplique e não que subtraia...

o sonho de qualquer pai e mãe é ver seus filhos voando porque eles não nascem para nós e sim para viver intensamente,aprender voar com as suas próprias assas e que o nosso genrro seja um filho e que a nossa familia cresça se perpetue ... tem que ter alicerce... como fala a musica que vcs estão escutando
eu acredito sim no casamento e vocês o que acham...
ps:I love you... (antes que seja tarde)