Páginas

domingo, 9 de setembro de 2007

Resiliência...

Resiliência é o conceito da física que os psicólogos adotaram para explicar a flexibilidade e a capacidade das pessoas de suportar choques,adaptar-se e superar as dificuldades da vida,eu estava lendo esta matéria no jornal e abri o dicionário para saber na integra sobre resiliência que fala :coragem na adversidade,paciência...
Não se trata de sobreviver, mas de resistir ás quedas...Eu diria um resiliênte é um campeão...ou seja nas minhas palavras aquele que faz do limão uma limonada...
Tereza shettini psicóloga diz que segundo a psicologia ser resiliênte é reunir uma série de atributos, como otimismo,flexibilidade,auto-estima capacidade de estabelecer e cumprir metas. um exemplo de pessoa resiliênte é a fundadora da ONG viva Rachid, Alaíde Elias,nascida no interior de Pernambuco,ela perdeu os pais com 4 anos de idade ,pobre... e logo depois a família inteira, porque a mãe que teve que deixar os filhos cada um em um internato para poder trabalhar.Quando tinha 13 anos casou...separou, casou novamente...teve 3 filhos quando pensava que tudo ia começar a dar certo o caçula Rachid foi contaminado com o vírus da HIV numa transfusão de sangue,com 1 ano e três meses,tendo que enfrentar sozinha justiça médicos, tudo em nome do filho. Rachid morreu 8 anos depois na mesma época em que ela se separou pela segunda vez,recomeçando a vida,escolhendo um novo caminho e optando pelo bem,foi ai que que fundou o VIVA RACHID para se manter ativa e feliz ajudando pelo menos uma centena de crianças portadora do HIV que a ONG viva Rachid assiste (diga se ela não fez do limão uma limonada?)
assistindo ao para pan(que a globo não fez tanta festa)agente ve quanta gente resiliênte...quantos heróis ,mais do que campeões é o caso da para atleta Jenifer Martins, recifense que ganhou duas medalhas (ouro e prata) conquistadas no para pan.Devido a um parto complicado,Jenifer teve problemas de oxigenação no cérebro, que lhe deixaram com uma deficiência na fala ,pouca coordenação motora na mão direita e um pé 3 cm maior que o outro, quando era pequena foi sugerida pela diretora da escola que fosse para uma escola de doidos,e por sugestão dos fisioterapeutas começou a nadar e depois a correr para corrigir o defeito nas pernas. terminou gostando tanto,que se sobressaiu e foi chamada para competir... e vc conhece algum caso de vitoria? conta para mim, adoro ...e...foram felizes para sempre!

5 comentários:

Cheers! Fla disse...

Pra mim resiliente, como vc disse sao coisas ou pessoas que resistem aa batidas, quedas (no sentido figurativo ou nao) etc.

Outro dia minha mae me mandou um video de uma americana que nao tem bracos e teve um filinho. Imagine que ela fazia tudo com os pes, trocar fralda, dar comida, dirigir... Incrivel!!!

Bjs!
ps-adorei a estoria do seu marido comendo a cenoura he, he. O Paul usou aqueles adesivos no braco, e por enquanto esta funcionando, vamos ver...

Unknown disse...

VIm fazer uma visitinha rapidinha e desejar uma otima semana para ti.

beijos

Tin disse...

Não conhecia esse termo resiliente...interessante.
E, Parabéns a todos que o são...afinal isso de tentar sempre ir para frente apesar das dificuldades (seja ela qual for) , é coisa de campeão..né?
Quanto a Fofa, acho que logo mais ela estará em uma nova casa...mandei e-mails aos amigos para me ajudar a divulgar a adoção dela e já temos alguns candidatos a vaga de novo proprietário da Fofinha! Beijo e obrigada pela visita lá no bloguinho.

Cyn por ai... disse...

Tbém achei interessante o termo...

Incrível como há pessoas que realmente transformam uma dificuldade numa boa boa, ou pelo menos produtiva.

Parabéns para eles!

Bjs,

MP disse...

Olá - estou retribuindo a visita!!!
Primeiro, muito obrigado pelo doce comentário no meu blog!!

Segundo: Amo o termo resiliência! Meu namorado o apresentou para mim e inclusive, ele dá um curso sobre os 4 pilares da resiliência, é o máximo!